Os investigadores apontam que a facção criminosa em questão está diretamente relacionada com o tráfico de drogas e uma série de homicídios que foram motivados por disputas territoriais. Um dos principais alvos era o líder do Comando Vermelho (CV) em Penedo, no entanto, até o momento ele continua foragido.
Durante a ação, foi possível capturar o braço direito do líder do CV, conhecido como Tubarão, que operava as ações do grupo a partir de São Paulo. O delegado Igor Diego afirmou que oito homicídios foram identificados como consequência da luta entre grupos rivais, sendo a maioria das vítimas traficantes ou usuários que passaram a adquirir drogas de facções inimigas, o que resultou em execuções ordenadas pelos líderes.
Dos 32 mandados de prisão expedidos, 22 já foram efetuados, e mais três prisões em flagrante foram realizadas. Os detidos foram encontrados em várias cidades de Alagoas, como Penedo, Maceió, Arapiraca, São Sebastião e Piaçabuçu, além de capturas na Bahia e em Goiás.
Apesar dos esforços das autoridades, o líder da facção criminosa em Penedo ainda não foi encontrado. As investigações continuam em andamento para localizá-lo e garantir a segurança da região.