A operação envolveu a colaboração entre a Fiscalização de Posturas, a Guarda Civil Municipal e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). Juntas, essas instituições reforçaram a segurança tanto para os banhistas como para os trabalhadores da orla. Segundo o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, a ação se fez necessária para proteger tanto a população local quanto os turistas que visitam a cidade.
Marinho afirmou: “Esta é mais uma ação integrada da Prefeitura, visando à segurança da nossa população e dos turistas. Hoje, realizamos a apreensão de três motos aquáticas que estavam praticando aluguel irregular na orla de Maceió”. Ele enfatizou a importância desse tipo de operação para garantir a segurança nas áreas de lazer da cidade.
O subsecretário de Segurança Cidadã, Valdécio Nascimento, também comentou sobre a fiscalização, ressaltando que além de sua natureza repressiva, a ação também tinha caráter educativo. “Aproveitamos para orientar aqueles que insistem em realizar esse tipo de aluguel nas Praias da Ponta Verde e Pajuçara, que é proibido. Já realizamos diversas campanhas educativas, mas ainda temos pessoas que insistem em atuar de forma clandestina, colocando em risco a segurança dos banhistas”, informou.
A operação é uma resposta aos desafios crescentes na fiscalização das atividades na orla de Maceió, onde a oferta irregular de serviços pode não apenas prejudicar a dinâmica do turismo, mas, acima de tudo, comprometer a segurança das pessoas que frequentam as praias. As autoridades locais continuam a enfatizar a necessidade de cumprimento das normas e a importância de práticas adequadas no comércio local, buscando um equilíbrio entre a oferta de serviços e a segurança pública.