Além disso, os criminosos também planejavam assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A ação dos criminosos foi denominada de “Punhal Verde e Amarelo” e estava prevista para ocorrer no dia 15 de dezembro de 2022.
A organização também planejava criar um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise” para lidar com as consequências dos crimes planejados. A Polícia Federal realizou nesta manhã cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e 15 de medidas cautelares.
Segundo informações da CNN, os mandados foram cumpridos contra os seguintes alvos: Mário Fernandes, ex-assessor da Presidência de Jair Bolsonaro; Hélio Ferreira Lima, conhecido como “Kids Pretos” e integrante do grupo treinado para atuar em missões sigilosas em ambientes hostis e politicamente sensíveis; Rafael Martins de Oliveira, também chamado de “Kids Pretos”; Rodrigo Bezerra de Azevedo, outro integrante do “Kids Pretos”; e Wladimir Matos Soares, policial federal.
A operação da Polícia Federal visa desmantelar a organização criminosa que estava tramando um golpe contra a democracia e a vida de autoridades importantes do país. O caso segue em investigação para identificar outros possíveis envolvidos e desarticular completamente o grupo.