Na manhã desta quarta-feira (30), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público Estadual coordenaram uma operação conjunta para combater uma organização criminosa que atua na parte alta de Maceió. A ação, denominada Operação Devaneio, foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e cumpriu cinco mandados de prisão e sete de busca e apreensão na capital alagoana.
O objetivo da operação era desarticular uma organização criminosa que estava envolvida no tráfico de drogas nos conjuntos Graciliano Ramos e Village Campestre II, localizados no bairro Cidade Universitária, na parte alta de Maceió. Além do tráfico de entorpecentes, as investigações revelaram que os alvos da operação também estavam cometendo outros crimes na região, como porte ilegal de arma de fogo.
A operação teve início há cerca de oito meses e contou com a participação do Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd) da Polícia Militar. Até o momento, três pessoas foram presas e foi apreendida uma pistola calibre .40, com oito munições, e um celular. Todos os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, com base nas provas técnicas obtidas ao longo da investigação realizada pelo Gaeco.
O nome dado à operação, Devaneio, se deve ao fato de o líder da organização criminosa se autodenominar “dono do Village”, uma ficção criada por ele mesmo. Para o cumprimento dos mandados, além dos policiais militares do BPGd, também foram empregadas equipes do Batalhão de Polícia de Rotam, do Batalhão de Polícia de Trânsito e da Delegacia de Narcóticos (DNarc) da Polícia Civil.
A população de Maceió é uma grande parceira das forças de segurança no combate ao crime e pode auxiliar realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas, entre outros, por meio do Disque-denúncia, através do número 181. As ligações são gratuitas e o sigilo é garantido.
O sucesso da Operação Devaneio reforça o compromisso das autoridades em combater a criminalidade e garantir a segurança da população alagoana. As ações conjuntas entre SSP, Gaeco e outras forças de segurança são essenciais para a redução da criminalidade e a manutenção da ordem pública.