Diante de uma plateia formada por estudantes e professores do Instituto de Física da Ufal e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Adriano resumiu os 14 anos de existência do observatório, destacando as principais ações realizadas.
“O projeto do OAGLL foi iniciado em 2004 e, a partir de 2009, foi estabelecida sua sede física no Cepa. Trata-se de um projeto único, o primeiro observatório astronômico público de Alagoas e um dos poucos no país voltados para a Educação Básica. Ao longo desses 14 anos, o OAGLL tem realizado uma série de atividades, como observações públicas, cursos de astronomia, projetos de iniciação científica nessa área, planetário digital e, recentemente, o planetário fixo, o primeiro de Maceió”, enumerou Adriano.
Elton Malta, diretor do Instituto de Física da Ufal e coordenador da Mostra de Astronomia da Física, explicou que Adriano foi um dos primeiros convidados para as palestras. “Quando organizamos a programação da Mostra, procuramos convidar pessoas que contribuem de forma relevante para o ensino, divulgação e pesquisa em astronomia. Conheço Adriano há muito tempo e admiro o trabalho que ele realiza com estudantes da Educação Básica. E como aqui estão jovens que, no futuro, serão professores de física, fiz questão de convidá-los para que nossos alunos conheçam as ações desenvolvidas no OAGLL”, disse Elton.
A Mostra de Astronomia, promovida pelo Instituto de Física da Ufal nos dias 10 e 11 de outubro, contou com uma programação diversificada, que incluiu palestras e exposições sobre várias ações e fenômenos astronômicos, como o eclipse solar que ocorrerá no próximo dia 14.





