OAB/AL se reúne com delegado geral da Polícia Civil para tratar de ameaças contra advocacia alagoana em 2025.

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) esteve em uma reunião nesta terça-feira (18) com o delegado geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, para discutir casos de ameaças contra a advocacia alagoana ocorridos em 2025. Desde janeiro, a OAB já recebeu denúncias de cinco advogados e advogadas que foram ameaçados durante o exercício da profissão.

Os registros foram feitos diretamente junto à Diretoria de Prerrogativas da OAB/AL e ocorreram tanto na capital quanto no interior do estado. Algumas vítimas, inclusive, chegaram a renunciar a seus mandatos por medo das ameaças e possíveis represálias. Em uma das situações, os agressores chegaram a enviar perfis das advogadas em redes sociais junto com as ameaças, numa tentativa de intimidá-las.

Durante a reunião na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil, em Jacarecica, os cinco casos foram discutidos com as autoridades. O objetivo foi solicitar apoio na investigação e apuração das ocorrências, exigindo rigidez e rapidez na resolução dos inquéritos. Além disso, foram debatidas medidas preventivas, como a realização de palestras sobre prerrogativas em conjunto com os cursos de formação dos delegados.

O diretor de Prerrogativas, Roberto Mendes, ressaltou a importância da reunião no combate às ameaças e tentativas de intimidação contra a advocacia alagoana. Ele enfatizou a postura da OAB/AL em não tolerar tais situações e pediu uma apuração rigorosa e célere dos casos para garantir o livre exercício da profissão.

A reunião também contou com a presença da diretora adjunta de Prerrogativas da OAB/AL, Sadriana Bezerra, e da procuradora adjunta de Prerrogativas, Fernanda Pessoa. A OAB Alagoas reforça seu compromisso em defender os direitos dos advogados e advogadas do estado e continuará acompanhando de perto os desdobramentos desses casos.

Sair da versão mobile