De acordo com a Defesa Civil, o órgão é o único com respaldo técnico para emitir o Mapa de Linhas e Ações Prioritárias referente ao problema do afundamento do solo em Maceió. A instituição destacou que está em constante vigilância e acompanhamento da situação, visando garantir a segurança da população e tomar medidas preventivas para evitar acidentes e prejuízos maiores.
A mineração de sal-gema tem sido apontada como uma das principais causas do afundamento do solo em determinadas regiões de Maceió. Esse fenômeno tem gerado preocupação e sido objeto de debate, não apenas pelos riscos imediatos que representa, mas também pelas consequências a longo prazo para o meio ambiente e para a infraestrutura da cidade.
Confira a nota oficial da Defesa Civil na íntegra:
“A Defesa Civil informa que não é de sua autoria o mapa que circula na mídia e redes sociais, que indica atualização das áreas afetadas pelo afundamento do solo em decorrência da mineração de sal-gema.
A Defesa Civil do Município monitora ininterruptamente as áreas afetadas, bem como as áreas de borda do Mapa de Linhas e Ações Prioritárias (V4), nos bairros adjacentes, por meio de equipamentos que medem em milímetros a movimentação do solo e por visitas in loco, periodicamente, com vistorias do Comitê Técnico.
Havendo novas atualizações, a Defesa Civil de Maceió é o único órgão com respaldo técnico para emitir o Mapa de Linhas e Ações Prioritárias.”
As autoridades competentes estão acompanhando de perto a situação e trabalhando para encontrar soluções para o problema. A população deve estar atenta às informações oficiais divulgadas pela Defesa Civil e seguir as recomendações de segurança para evitar riscos e danos.