O Programa de Resistência às Drogas e Violência é implementado nas escolas municipais visando prevenção e conscientização dos alunos.



A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) se reuniram para discutir a implementação do programa em trinta escolas municipais da capital alagoana. O encontro ocorreu na última sexta-feira (04) e contou com a presença da secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, e da gerente do Proerd, coronel PM Valdenize Ferreira. A parceria entre a Semed e a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) tem como objetivo levar lições de prevenção ao uso de drogas e à violência para os alunos.

Durante a reunião, foram apresentadas as trinta unidades escolares que serão atendidas pelas capacitações do Proerd, que serão ministradas por instrutores da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Vale ressaltar que esse número pode ser ampliado conforme a demanda da rede municipal. Jó Pereira destacou a importância do programa, que envolve estudantes, família e comunidade, e ressaltou a necessidade de ações intersetoriais e da união de esforços para alcançar melhores resultados em todas as áreas por meio de políticas públicas integradas.

A coronel Valdenize Ferreira ressaltou que o Proerd desempenha um papel fundamental na formação dos “adultos do amanhã” e enfatizou a importância da participação da família na vida das crianças. Segundo ela, os alunos capacitados pelo programa têm o potencial de se tornarem multiplicadores e contribuir para a diminuição dos índices de violência. Além disso, foi firmado um protocolo de intenções entre Semed, SSP, Polícia Militar e Proerd para definir o cronograma das instruções nas escolas municipais e as responsabilidades de cada parte na implementação das ações preventivas contra as drogas e a violência.

Estiveram presentes na reunião outros militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, além da secretária adjunta de Gestão Educacional da Semed, Noêmia Barroso, da diretora especializada de Gestão Educacional, Juliana Caeh, e da superintendente da Governança e Gestão Interna, Marcelle Telles.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo