O cancelamento de benefícios irregulares pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é apontado por Lupi como um dos motivos para o aumento no número de novos pedidos ao INSS. Além do Bolsa Família, o MDS também é responsável pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é concedido a idosos e deficientes de baixa renda e pago pelo INSS. O ministro ressaltou que o maior controle dos benefícios sociais resultou em cancelamentos, fazendo com que as pessoas que perderam um benefício solicitem outro imediatamente.
Ao assumir o cargo em janeiro, Lupi prometeu zerar a fila do INSS, no entanto, ele afirma que isso nunca ocorrerá devido ao volume de novos pedidos. No entanto, ele garantiu que irá reduzir o tempo médio de espera na fila para 45 dias até o final do ano. Atualmente, 60% dos pedidos levam até 90 dias para obter uma resposta, 27% aguardam entre 91 e 180 dias, 11% levam até 365 dias e 2% esperam mais de um ano.
O aumento na fila do INSS ocorreu durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em dezembro, a fila contava com 1,087 milhão de requerimentos. Um dos fatores para o aumento foi o fim do pagamento de bônus a servidores para agilizar a análise dos processos e problemas na indicação do presidente do INSS.
Em relação às medidas adotadas para enfrentar a fila do INSS, Lupi anunciou que a partir de setembro será possível ver os primeiros resultados do Programa de Enfrentamento da Fila, lançado em julho. O pagamento de bônus foi retomado, custando R$ 123 milhões neste ano, e haverá a contratação de servidores aprovados em concurso público.
O ministro também destacou a finalização de um convênio com o Ministério da Saúde para aproveitar atestados concedidos por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) nos pedidos de auxílio-doença ao INSS. Além disso, ele planeja implementar a telemedicina para evitar a necessidade de perícia presencial nos afastamentos de até 90 dias, apesar de enfrentar resistências. Outra medida será o cruzamento de dados com o Cadastro Único (CadÚnico) do MDS para eliminar pedidos duplicados.
O ministro Lupi ressaltou que está empenhado em resolver a situação da fila do INSS e que as ações implementadas visam agilizar os processos e reduzir o tempo de espera dos segurados. Ele também destacou a importância do trabalho conjunto com outros ministérios, como o Ministério da Saúde, para melhorar a eficiência dos serviços prestados pelo INSS.