O Hospital Geral do Estado (HGE), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), se tornou a principal porta de entrada para as vítimas de violência em Alagoas. Agora, o HGE conta com uma Área Lilás, serviço exclusivo para atendimento a pacientes assistidos pela Rede de Atenção às Violências (RAV). Essa iniciativa faz parte dos esforços do Governo do Estado em garantir assistência integral às pessoas em situação de violência.
A Área Lilás do HGE se junta às outras quatro unidades localizadas nos Hospitais da Mulher (HM), de Emergência do Agreste (HEA), Regional do Norte (HRN) e Regional do Alto Sertão (HRAS). Esses serviços contam com equipes multidisciplinares especializadas no atendimento a mulheres, crianças, adolescentes, deficientes, pretos, idosos, indígenas, pessoas em situação de rua, LGBTQIAPN+ e demais pessoas em situação de vulnerabilidade.
Camille Wanderley, coordenadora da RAV, ressaltou que o HGE, por ser a maior unidade de urgência e emergência estadual, recebe grande parte das vítimas de violência. No entanto, muitas delas não conseguem relatar claramente a causa da busca por atendimento médico devido à insegurança ou medo.
A criação da Área Lilás no HGE é considerada um grande avanço pelo Governo do Estado, pois permite que profissionais analisem cada caso de forma precisa e identifiquem possíveis casos complexos de violência de forma mais ágil.
Marcelo Casado, diretor administrativo do HGE, afirma que a Área Lilás é mais um serviço importante para a assistência prestada pelo hospital. Esse novo espaço vai atender vítimas de violência doméstica e familiar de forma humanizada, ampliando o atendimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e garantindo a proteção da dignidade de cada cidadão.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destaca que a Área Lilás do HGE é uma iniciativa do Governo do Estado para enfrentar a violência em Alagoas. Ele ressalta que a assistência multidisciplinar no próprio hospital onde a vítima é atendida torna a punição do agressor mais efetiva e reduz a exposição da vítima.
A RAV
A RAV foi criada pela Sesau com o objetivo de estruturar uma rede intra e intersetorial para acolhimento e atendimento integral e humanizado às vítimas de violência. A RAV envolve diversos órgãos da administração pública, como Saúde, Assistência Social, Educação e Segurança Pública, além do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), Defensoria Pública do Estado (DPE) e outros representantes da sociedade civil e conselhos de direito.