O Secretário de Cultura e Economia Criativa de Maceió, Dr. Cleber Costa, ressalta que a intensa preparação para o aguardado desfile da Beija-Flor enaltece as tradições, histórias e contribuições locais que serão celebradas na avenida. No dia 11 de fevereiro, todos estarão na avenida para simbolizar a história de Rás Gonguila, um ícone que fez história com os blocos de carnaval.
Para representar a memória do pai, os filhos Benedito dos Santos Filho, Osvaldo dos Santos e Silviane do Nascimento vão desfilar e mostrar que realmente possuem o sangue carnavalesco de Gonguila. Benedito, de 60 anos, filho caçula de Rás Gonguila, afirma que a expectativa é de um grande desfile e que é uma grande felicidade poder representar o seu pai e a cultura alagoana na Marquês de Sapucaí.
Além disso, o grupo de artesãos da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte) trabalhou incansavelmente na confecção da renda filé para compor as fantasias e os carros alegóricos. Seis integrantes vão desfilar na alegoria e outros nove na ala quatro. A mestra Ivonete Santos, Patrimônio Vivo do Artesanato, que trabalha desde os seis anos de idade, aos 81 anos, também estará desfilando.
Para o Presidente da Focuarte, João Lemos, desde o anúncio, todos os artesãos acompanharam o enredo, a trajetória e evolução do processo de criação das alas e alegorias e vê o momento como único e de protagonismo dos verdadeiros detentores do nosso grande triunfo, o Filé. Além disso, alguns influenciadores que divulgam espontaneamente o destino Maceió receberam o convite para prestigiar o grande desfile na Sapucaí.
Com isso, é de se esperar que a participação de Maceió no desfile da Beija-Flor seja um marco e uma oportunidade única de exaltar a cultura e as tradições locais na maior celebração popular do país. A representatividade e a valorização do artesanato, das tradições culturais e dos folguedos populares alagoanos certamente serão aspectos de destaque e de orgulho para todos os envolvidos nesse espetáculo multicultural.