Castramóvel chega a Maceió para controle populacional de cães e gatos
Nesta quarta-feira (9), o Castramóvel começará a atender os moradores da Vila Emater, em Jacarecica, Maceió. O objetivo é controlar a população de cães e gatos no local, além de combater o abandono de animais. O serviço estará disponível até sexta-feira (11), das 9h às 12h.
De acordo com a médica veterinária Larissa Rocha, a iniciativa é voltada principalmente para os maceioenses de baixa renda, visando reduzir a ocorrência de doenças transmitidas por animais e os casos de abandono. Segundo ela, a castração é uma medida importante para promover o bem-estar dos pets e a segurança pública.
Para levar os animais até o Castramóvel, é necessário apresentar comprovante de residência, documento de identificação com foto e comprovante de baixa renda ou inscrição no Cadastro Único.
Os critérios para seleção dos animais que serão castrados incluem o porte e a idade. Serão aceitos cães com até 15 kg e idade entre 6 meses e 5 anos. Para as fêmeas, a castração é indicada no mesmo intervalo de idade, enquanto para os machos a idade máxima é de 8 meses a 5 anos.
No caso dos gatos, tanto machos quanto fêmeas serão atendidos desde que tenham entre 6 meses e 5 anos de idade.