Durante a apresentação dos dados, o governador Paulo Dantas, que está em São Paulo, utilizou as redes sociais para comentar sobre a avaliação da segurança pública. Ele afirmou que o estado está no caminho certo para reduzir a violência e enalteceu os investimentos e equipamentos, como os Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), além da valorização das polícias, educação e programas que melhoram a vida dos alagoanos.
O secretário Flávio Saraiva ressaltou que os dados registrados em 2023 representam o segundo melhor ano de toda a série histórica, com uma redução de 50% nos números de Mortes Violentas Intencionais (MVI) em comparação com 2012. Alagoas apresenta estabilidade nos números desde 2019, de acordo com o Fórum Brasileiro da Segurança Pública.
Flávio Saraiva destacou que Alagoas é um dos estados que mais investem em segurança pública, com entregas ao longo de 2023, como um CISP do tipo 3, com investimento de mais de R$ 17 milhões em estrutura e equipamentos. Além disso, concursos foram realizados, aprovados foram convocados, houve aumento do efetivo e aquisição de novos equipamentos.
O relatório também revelou a redução de 1% nas Mortes Violentas Intencionais em comparação com 2022. Além disso, o mês de agosto de 2023 foi o melhor de toda a série histórica, com 58 MVIs registrados. Na cidade de Arapiraca, foram registradas 94 MVIs, uma redução de 36,48% desde o início da série histórica.
No que se refere ao combate à violência doméstica, o Governo de Alagoas registrou 19 feminicídios em 2023, uma redução de 39% em comparação com 2022 e de 59% em relação a 2019. O estado também registrou redução no número de roubos a pedestres, carros de passeio, motos, residências e roubos a coletivo, com redução de 41,6% em relação a 2022 e 99% em relação a 2014.
Além disso, foram apresentados dados sobre apreensões de armas e drogas, com 1.528 armas apreendidas em 2023, além de 2.123 quilos de drogas. Por fim, foram cumpridos 964 mandados de prisão, sendo 385 por homicídio, 190 por organização criminosa, e demais crimes.
A apresentação contou com a presença do delegado-Geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier; o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim; e o secretário executivo da SSP, coronel Patrick Madeiro.