Até o momento, já foram contabilizadas 281 denúncias, sendo 69 relacionadas a candidaturas a prefeito, 146 a candidaturas a vereadores e 66 envolvendo partidos ou coligações. Surpreendentemente, apenas 9% das denúncias estão ligadas a irregularidades digitais, enquanto os outros 91% referem-se a outros tipos de infrações.
O ranking das cidades com mais denúncias é liderado por Maceió, com 66 registros, seguida por Messias e Minador do Negrão, ambas com 21 denúncias, além de Campo Alegre (17), Arapiraca (14), São Miguel dos Campos (12), Barra de Santo Antônio (11), São José da Tapera (10), Estrela de Alagoas (9) e União dos Palmares (7).
O aplicativo Pardal, disponível gratuitamente para sistemas Android e IOS, permite que qualquer cidadão faça denúncias de forma anônima. As queixas podem estar relacionadas a suspeitas de compra de votos, abuso de poder, uso indevido da máquina pública, e devem ser acompanhadas de provas como fotos, áudios ou vídeos.
À medida que as eleições se aproximam, a população alagoana se mostra engajada em garantir a lisura do processo eleitoral, utilizando ferramentas como o aplicativo Pardal para denunciar possíveis irregularidades. É fundamental que a sociedade continue atenta e participe ativamente no combate à corrupção e à fraude eleitoral.