Nu México Recebe Licença Para Operar Como Banco e Investe US$ 4,2 Bilhões na Expansão de Seus Serviços Financeiros

A Comissão Nacional Bancária e de Valores (CNBV) do México concedeu autorização para que o Nu México inicie suas operações como banco. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira, 10 de julho, marcando um passo significativo na expansão das atividades do Nubank, que já havia solicitado a licença bancária em 2023 para sua filial no país. A aprovação da licença ocorreu em abril de 2025, após o cumprimento de exigências regulatórias e auditoria operacional, preparando a instituição para sua transição para um banco de fato.

Com a nova autorização, a Nu México tem um prazo de 30 dias corridos para concluir sua transformação, conforme as diretrizes locais. Essa mudança de status permitirá ao Nubank ampliar seu portfólio de serviços, oferecendo contas-salário, além de expandir a oferta de crédito e produtos financeiros para um público mais amplo. Essa nova fase vem acompanhada de um investimento expressivo de US$ 4,2 bilhões até 2030, que foi anunciado pela fintech em fevereiro. Os recursos serão utilizados para expandir suas operações, lançar novos produtos e aprimorar a infraestrutura necessária para funcionar plenamente como um banco.

Antes da aprovação, o Nu México operava como uma Sociedade Financeira Popular (SOFIPO), o que limitava suas atividades e era voltada principalmente para a inclusão financeira. Agora, ao competir com instituições tradicionais como BBVA, Banorte e Santander, o Nubank poderá explorar um mercado significativamente grande e subatendido. A população do México ainda apresenta desafios em termos de acesso a serviços financeiros, o que representa uma oportunidade considerável para bancos digitais.

Desde sua entrada no mercado mexicano em 2019, o Nubank tem visto um crescimento acelerado. Atualmente, a fintech conta com 15 milhões de clientes no México, parte de uma base global de 135 milhões de usuários. O país se destaca como a segunda maior economia da América Latina, atraindo o interesse não apenas do Nubank, mas também de outras instituições brasileiras que buscam expandir suas operações.

Recentes análises mostram que Nubank, Mercado Pago e PayPal dominam 80% dos usuários ativos mensais de aplicativos bancários no México. O ambiente competitivo está em constante evolução, e a expansão das operações da fintech roxa deve intensificar ainda mais essa dinâmica no setor financeiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo