Novo imunizante XBB 1.5 já está disponível para vacinação nos municípios alagoanos, anuncia Sesau

Alagoas está dando mais um passo importante no combate à Covid-19. Os 102 municípios alagoanos estão prontos para iniciar a vacinação com o novo imunizante XBB 1.5, que já foi distribuído aos Estados. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou a novidade na quarta-feira (5), destacando que o Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) já distribuiu os imunizantes e capacitou os profissionais de saúde municipais para a aplicação das doses.

A nova vacina foi atualizada para garantir a proteção contra novas variantes da doença e já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios. O público-alvo neste momento são as crianças de seis meses a menores de cinco anos, além dos grupos prioritários que possuem maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas, que receberão a dose a cada seis meses.

O imunizante monovalente, produzido pelo laboratório Moderna, traz proteção contra a subvariante Ômicron XBB 1.5. O Ministério da Saúde garante que o perfil de segurança da vacina é conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB 1.5.

Além disso, pessoas com 5 anos ou mais que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinadas também serão incluídas no esquema primário de vacinação com o XBB. Já a população acima de 5 anos pertencente aos grupos prioritários deve buscar uma unidade de saúde para atualizar o esquema vacinal, mesmo que já tenha completado as doses de reforço há mais de três meses.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância da vacinação como a principal estratégia de proteção contra a Covid-19. Ele ressalta que, devido à alta transmissibilidade do vírus, ampliar a cobertura vacinal é essencial para evitar o aumento de casos da doença entre a população alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo