Nove deputados federais renunciam para assumir prefeituras em diferentes cidades do Brasil; alguns usaram verba pública para publicidade.



Na última quarta-feira, nove deputados federais tomaram uma decisão inusitada: renunciaram aos seus mandatos na Câmara dos Deputados para assumir prefeituras em diferentes cidades do Brasil. Entre esses políticos, sete eram titulares e dois eram suplentes que estavam no exercício do cargo, revelando um movimento de mudanças significativas no cenário político nacional.

Os deputados que optaram por esta transição foram: Abilio Brunini, do PL, que agora estará à frente da prefeitura de Cuiabá (MT); Alberto Mourão, do MDB, assumindo em Praia Grande (SP); Carmen Zanotto, do Cidadania, em Lages (SC); Dr. Benjamim, da União Brasil, que governará Açailândia (MA); Gerlen Diniz, do PP, em Sena Madureira (AC); Hélio Leite, também da União Brasil, em Castanhal (PA); Paulinho Freire, mais um da União Brasil, em Natal (RN); Ricardo Silva, do PSD, em Ribeirão Preto (SP); e Washington Quaquá, do PT, em Maricá (RJ).

Além destes nove parlamentares, outros dois deputados que tinham sido eleitos para prefeituras não precisaram renunciar, uma vez que não estavam mais exercendo o cargo: Márcio Correa, do PL, agora prefeito de Anápolis (GO); e Naumi Amorim, do PSD, em Caucaia (CE), que já haviam encerrado suas atividades como suplentes.

Destaca-se ainda o caso do senador eleito Rodrigo Cunha, da União Brasil, que agora assume como vice-prefeito de Maceió (AL), consolidando a mudança política na região.

Recentemente, o jornal Estadão noticiou que nove deputados federais eleitos prefeitos nas eleições municipais deste ano gastaram, juntos, a impressionante quantia de R$ 831,8 mil em cota de publicidade, verba proveniente da Câmara dos Deputados. Os parlamentares buscaram reforçar sua imagem junto ao eleitorado durante o período eleitoral, embora tenham negado que a cota de publicidade tenha sido utilizada com fins eleitorais, mostrando assim a importância da comunicação na política atual.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo