Considerada a prioridade do clube em 2023, a Libertadores é a grande chance de Carpini provar sua eficiência no comando do Tricolor Paulista. Uma eliminação precoce na fase de grupos pode significar o fim do ciclo do treinador no clube.
Neste período de pausa provocado pelos amistosos da Data Fifa, Carpini tem aproveitado para ajustar o time, promovendo mudanças táticas e de posicionamento. O treinador conta com o apoio dos jogadores mais experientes da equipe para colocar as coisas nos eixos e buscar o equilíbrio necessário para a competição continental.
Entretanto, os problemas médicos têm sido um complicador para o São Paulo. Vários jogadores importantes como Calleri, Wellington Rato, Moreira, Nikão, Patryck e Luiz Gustavo seguem no departamento médico. A expectativa é que esses titulares possam retornar em breve e contribuir com a equipe na busca pelo sucesso na Libertadores.
Além dos problemas médicos, o clube ainda está em busca de reforços. Uma das possibilidades é a contratação do atacante Maceió, revelado pela Portuguesa. As negociações estão em andamento visando uma possível parceria entre os clubes. Maceió é visto como uma opção interessante devido à sua qualidade técnica e ao bom momento que vive atuando pela Lusa.
Com adversários como o Barcelona de Guayaquil, o Cobresal e o Talleres no Grupo B da Libertadores, o São Paulo terá uma estreia complicada contra o Talleres no dia 4 de abril, no estádio Alberto Mario Kempes, em Córdoba. A torcida são-paulina espera que Carpini e seus comandados estejam preparados para enfrentar esse grande desafio e buscar a glória continental.