Sob a liderança de Clarice Maia, a editora da Imprensa Oficial está em fase de planejamento para a implementação de novas ações. Dentre as iniciativas a serem revisadas estão as políticas de desconto para aquisição de livros, o credenciamento de profissionais para a editora, um novo formato de análise e recebimento de obras para publicação, além da melhoria dos programas de incentivo à leitura.
Para a nova coordenadora editorial, a Imprensa Oficial já possui um selo de reconhecimento tanto pelo mercado quanto pela população. A editora conta com um excelente catálogo e escritores renomados. O papel de Clarice Maia é reorganizar o trabalho e dessa forma aprimorar o fluxo de produção, garantindo maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Imprensa Oficial.
De acordo com Maurício Bugarim, diretor-presidente da Imprensa Oficial, a mudança já está trazendo resultados positivos para a empresa. Ele ressalta que o trabalho desenvolvido pela ex-coordenadora editorial, Patrycia Monteiro, foi um sucesso. Agora, com a chegada de Clarice, novos planos estão sendo traçados para os próximos meses.
Uma das mudanças previstas para a política de recebimento de obras é facilitar a descoberta de talentos e o contato entre os autores contemporâneos e a editora. Clarice destaca que deseja ampliar e fortalecer o catálogo da editora de maneira transparente, para que a sociedade se sinta participante do processo e mais ativa.
Entre os planos futuros da Imprensa Oficial está a celebração do Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro. A intenção é levar obras relacionadas à temática para a Serra da Barriga, em União dos Palmares, e assim proporcionar que mais pessoas conheçam a literatura alagoana através do catálogo de livros da editora.
Além disso, a editora tem como objetivo disponibilizar os livros e a revista Graciliano em formato digital até 2024, visando acompanhar o mercado e ampliar o número de leitores. A prioridade da nova coordenação é organizar e tornar o trabalho mais transparente, fortalecer a identidade da editora, e expandir ainda mais o trabalho da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.