Nome Helena lidera ranking de registros no Brasil em 2024, marcando a ascensão de um nome feminino após sete anos.

O nome Helena foi o grande destaque entre os registros de nascimento no Brasil em 2024, com um total de 22.533 bebês recebendo esse nome, de acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Pela primeira vez em sete anos, um nome feminino conquistou o topo do ranking nacional, mostrando a ascensão de Helena como uma escolha popular entre os pais brasileiros.

Especialistas da Arpen apontam que a popularidade de Helena não foi uma surpresa, uma vez que, em 2015, o nome ocupava a modesta 45ª posição e, desde então, vem ganhando destaque. Em 2020, já era o nome feminino mais escolhido, demonstrando uma tendência crescente ao longo dos anos. Com um significado que remete à “luz e brilho”, Helena é um nome tradicional no Brasil, sendo popular desde a década de 1950 e totalizando mais de 444 mil registros ao longo das últimas décadas.

Apesar de perder a liderança geral para Helena, o nome Miguel se mantém como o mais registrado entre os nomes masculinos em 2024, com 22.142 registros. Em seguida, aparecem nomes como Gael, Ravi e Theo. Entre os nomes femininos, além de Helena, nomes como Cecilia, Maite e Alice também se destacaram.

Os dados revelam tendências que têm moldado as escolhas de nomes no Brasil, com uma preferência evidente por nomes curtos e sonoros. Nomes como Noah, Isis e Aurora também ganham espaço, refletindo a busca por nomes modernos e de fácil pronúncia. A análise dos registros de nascimento evidencia essas preferências, que são acompanhadas pelo Portal da Transparência do Registro Civil, operado pela Arpen-Brasil, que monitora os registros de nascimentos em todo o país.

Sair da versão mobile