Doenças como hipertensão, diabetes e obesidade têm se tornado cada vez mais comuns, principalmente devido ao baixo consumo de alimentos naturais e ao excesso de açúcar, sal e gorduras presentes nos alimentos processados. Em 2019, uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que 55,7% da população brasileira estava com sobrepeso e 19,8% com obesidade.
Diante desse cenário preocupante, a Rede Municipal de Saúde de Maceió tem como objetivo incentivar a adoção de hábitos saudáveis e a presença de alimentos naturais na mesa dos moradores. Segundo Taisa, frutas, verduras, legumes e alimentos naturais em geral devem ser a base da alimentação, proporcionando uma maior qualidade de vida e bem-estar.
Um exemplo de como uma mudança alimentar pode transformar vidas é o caso de Iara Vieira, que passou a adotar hábitos saudáveis após acompanhamento nutricional na Unidade de Referência em Saúde Dr. Ib Gatto Falcão. Ela conseguiu acabar com suas tonturas, melhorar sua disposição e evitar um transplante de fígado, que era uma possibilidade em seu caso.
A nutricionista Carla Marinho, responsável pelo acompanhamento de Iara, destaca que a alimentação saudável é essencial para que o organismo funcione em sua capacidade máxima e evite o surgimento de diversas doenças.
O atendimento nutricional em Maceió acontece em diversas unidades de saúde da capital, incluindo Centros de Atenção Psicossocial, Serviço de Atenção Domiciliar e Centros de Saúde. O acesso ao serviço é feito através de agendamento realizado pelo Sistema Regulador do município.
Em comemoração ao Dia do Nutricionista, que ocorreu no dia 31 de agosto, a SMS preparou uma manhã de relaxamento e diversão para os profissionais da rede municipal de saúde. O evento contou com palestras sobre saúde mental no trabalho e imagem pessoal, além de meditação, coffee break e entrega de brindes.
O Dia do Nutricionista serve como uma data para ressaltar a importância desse profissional na promoção da saúde e prevenção de doenças. É um momento de valorização e cuidado daqueles que trabalham para garantir a boa alimentação da população de Maceió.
Fotos: Ascom SMS