Niterói e Petrópolis no 2º turno: eleitores decidem futuro dos municípios no Rio de Janeiro.



Neste domingo (27), apenas duas cidades do estado do Rio de Janeiro estão realizando o segundo turno das eleições municipais, Niterói e Petrópolis. Com um total de 655 mil eleitores, essas cidades são as únicas com mais de 200 mil habitantes em que o vencedor do primeiro turno não atingiu 50% mais um dos votos válidos.

Na capital, Rio de Janeiro, o pleito foi definido no primeiro turno com a reeleição de Eduardo Paes (PSD) com 60,47% dos votos válidos, algo que não acontecia desde 2008. Em Niterói, o quinto maior colégio eleitoral do estado, a disputa está entre Rodrigo Neves (PDT), que governou a cidade por dois mandatos, e o deputado federal Carlos Jordy (PL). Neves teve 48,47% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto Jordy conquistou 35,59%.

No município de Petrópolis, na região serrana, a disputa para eleger o novo prefeito é entre o vereador Hingo Hammes (PP) e o deputado estadual Yuri Almeida (Psol). Hammes teve 49,96% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto Yuri conquistou 17,77%.

O transporte coletivo em ambas as cidades está sendo disponibilizado de forma gratuita neste domingo, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, a segurança nas eleições está reforçada, com um total de 535 policiais em Niterói e 219 em Petrópolis.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) segue a coleta de dados biométricos dos eleitores durante a votação, em parceria com órgãos como o Detran. A votação encerra às 17h, mas aqueles que estiverem na fila até este horário terão o direito de votar garantido. A população tem a oportunidade de escolher o futuro das cidades e decidir os rumos da gestão municipal, em um processo fundamental para a democracia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo