Com o objetivo de tornar 30% dos veículos fabricados no país elétricos até 2025, o governo está implementando um plano que visa não apenas a transição para veículos sustentáveis, mas também o fortalecimento da indústria automotiva nacional. Durante a cerimônia de inauguração, também foram apresentados ônibus e táxis elétricos produzidos localmente, simbolizando o potencial do setor automotivo na criação de um futuro mais sustentável.
As ambições do governo incluem aumentar a produção local de veículos para um milhão de unidades, um aumento de investimento de 40% no setor automotivo e a criação de até 200 mil novos empregos. Uwan-Enoh afirmou que “veículos elétricos são o futuro, mas esse futuro deve começar hoje”. Ele enfatizou que a implementação dessa mudança deve ser uma prioridade imediata, garantindo que as políticas necessárias sejam executadas com eficiência.
Além disso, Halilu Khalil, vice-presidente executivo da Agência Nacional de Infraestrutura, Ciência e Engenharia, fez um alerta sobre a necessidade de que a transição para a mobilidade elétrica seja acompanhada por investimentos significativos em infraestrutura de energia renovável. Esta sinergia é fundamental para que a Nigéria possa atender à demanda crescente por energia limpa a partir de uma rede elétrica adequada e estável.
Dessa forma, a Nigéria se posiciona como um player emergente na arena da mobilidade elétrica na África, com iniciativas que possuem o potencial de não apenas transformar o transporte no país, mas também de inspirar outras nações africanas a seguir uma trajetória similar em busca de um futuro sustentável.