NASA Antecipará Retorno de Missão Espacial Devido a Problema de Saúde em Cosmonauta

NASA Antecipará Retorno de Missão na Estação Espacial Internacional Devido a Problema de Saúde

A NASA anunciou que a equipe atualmente na Estação Espacial Internacional (ISS) terá de encurtar sua missão devido a um problema de saúde que afetou um dos cosmonautas a bordo. O administrador da agência, Jared Isaacman, confirmou que a condição do astronauta em questão é estável, mas que ainda representa um “risco persistente”. Esta declaração foi feita em uma coletiva de imprensa na quinta-feira, enfatizando a seriedade do incidente.

Embora a NASA não tenha revelado detalhes sobre a natureza do problema médico, foi assegurado que o ocorrido não está relacionado à caminhada espacial que estava programada para o mesmo dia e foi cancelada algumas horas antes. O cosmonauta identificado como Oleg Platonov, da Roscosmos, juntamente com os astronautas americanos Zena Cardman e Mike Fincke, e o japonês Kimiya Yui da JAXA, compõem a tripulação que chegou à ISS em agosto e que agora se prepara para um retorno antecipado.

A NASA anunciou que a evacuação será feita através da cápsula Dragon, embora a data exata do retorno ainda não tenha sido estabelecida. O astronauta americano Chris Williams permanecerá na estação espacial, onde continuará seus trabalhos ao lado dos cosmonautas Serguêi Kud-Sverchkov e Serguêi Mikáev, que chegaram à ISS no final de novembro.

O médico da NASA, James Polk, lembrou que a equipe médica recomendou o retorno à Terra para um diagnóstico mais completo, já que a infraestrutura disponível a bordo não conta com os equipamentos adequados para uma sala de emergência, podendo representar riscos adicionais para a saúde do astronauta afetado.

Isaacman também mencionou que a NASA está considerando antecipar a chegada da missão Crew-12, que poderia ocorrer em meados de fevereiro. De acordo com ele, a evacuação não configura uma emergência, já que a tripulação conseguiu realizar quase todas as atividades planejadas durante a estadia na ISS. A nova equipe, composta por astronautas de diferentes nacionalidades, está sendo preparada para assumir suas funções assim que a Crew-11 retornar ao solo.

Essa situação sublinha os riscos associados às missões espaciais e a necessidade de priorizar a saúde e segurança dos astronautas em missões de longa duração.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo