Mutirão PopRuaJud reúne várias instituições para oferecer serviços essenciais a pessoas em situação de rua em Maceió



Neste sábado (04), o ônibus itinerante do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) marcará presença no primeiro mutirão Pop Rua Jud, que acontecerá das 9h às 16h na Praça Deodoro, no Centro de Maceió. Esse evento, organizado pela Justiça Federal em Alagoas, tem como objetivo oferecer diversos serviços para pessoas em situação de rua.

O mutirão atende a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabeleceu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. Segundo o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Rêgo Loureiro, o PopRuaJud busca se consolidar como uma referência para essa população, facilitando o acesso à Justiça e aos serviços públicos essenciais.

Essa não é a primeira vez que a Justiça Eleitoral de Alagoas se mobiliza em prol das pessoas em situação de rua. Este é o terceiro evento do ano voltado exclusivamente para esse público. No mês de abril, o ônibus itinerante do TRE esteve nos Centros Pop I e II em Maceió, beneficiando dezenas de pessoas.

Durante o mutirão, os moradores em situação de rua terão a oportunidade de regularizar diversos documentos, como título de eleitor, carteira de identidade, de trabalho, CPF e segunda via de certidão de nascimento. Além disso, poderão requerer benefícios sociais, obter informações sobre direitos e participar de atividades culturais e recreativas.

A integração entre instituições é fundamental para o sucesso desse evento. Além do TRE de Alagoas, participam do mutirão o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Publico do Trabalho (MPT), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Polícia Militar (PM), o Instituto de Identificação, o Ministério Público Estadual (MPE), entre outros órgãos e entidades. Essa união de esforços é essencial para garantir que esse evento seja um sucesso e contribua efetivamente para melhorar a vida das pessoas em situação de rua.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo