Recentemente, Janu lançou o seu álbum “Miolo do Oxente” e, também pela primeira vez, foi um dos jurados do evento. Ele também foi integrado como membro da Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação. Esta nova edição do prêmio homenageará os melhores trabalhos da música latina lançados entre 1 de junho de 2022 a 31 de maio de 2023.
“É uma certificação das coisas que eu fiz, quero fazer — tenho que fazer. É o reflexo disso. É uma honra integrar na academia e me sinto muito honrado de representar minha terra. Uma galera excelente de Alagoas já foi indicada nesta premiação, como Djavan e Hermeto Pascoal. Para os próximos anos, a correria é eu e uma galera de Arapiraca ser indicado, um dia quem sabe”, declarou Janu, com o seu característico humor.
Além disso, o músico arapiraquense, que atualmente também ocupa o cargo de secretário-adjunto Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, revelou ter ouvido centenas de bandas este ano devido ao Grammy Latino. Segundo ele, o exercício de ouvir e reouvir as músicas o ajudou bastante a ter um panorama do que vem sendo feito no Brasil e na América Latina. Janu também destacou a pluralidade e singularidade da música latina.
O evento contará com apresentações de diversos artistas, como María Becerra, Bizarrap, Feid, Carin León, Christian Nodal, Alejandro Sanz, Kany García e Rauw Alejandro. A cantora Laura Pausini será homenageada como a Personalidade do Ano da Academia Latina da Gravação antes da cerimônia, tornando-se a primeira artista de herança não ibérica/ibero-americana a receber essa honraria. No Brasil, a maior premiação da música latina será transmitida pelo canal Bis e no Globoplay, ambos do Grupo Globo.
Neste ano de 2023, diversos artistas brasileiros estarão na disputa por uma estatueta do Grammy Latino, incluindo IZA, Tulipa Ruiz, Maria Rita, Martinho da Vila, Roberta Sá, Thiaguinho, Xênia França, Gabriel Sater e a saudosa Marília Mendonça.