Segundo Paula, é fundamental que o acompanhamento dos pacientes seja realizado ao longo do tempo pelas equipes de saúde da família, estabelecendo assim um vínculo essencial para o cuidado. Ela ressaltou a necessidade de priorizar o atendimento aos pacientes com doenças já instaladas, destacando que essa assistência pode prevenir complicações graves.
A vice-presidente do Cosems-AL enfatizou a importância de investir na Atenção Primária à Saúde como forma de promover a prevenção, garantir a economia de gastos na saúde e melhorar a qualidade de vida da população. Paula colocou o Cosems-AL à disposição dos 102 municípios alagoanos para discutir o fortalecimento da APS.
Durante o evento, também foram discutidas diversas pautas relacionadas à Atenção Primária à Saúde, incluindo a saúde bucal, o financiamento da APS, a cogestão em saúde e a atuação das redes de atenção. O secretário executivo da Sesau, Guilherme Lopes, elogiou a atuação ativa do Cosems-AL e ressaltou o papel fundamental da entidade na promoção da saúde pública.
O evento, que conta com a participação de diversos profissionais da saúde e representantes de órgãos públicos, continua até as 16h30 desta quinta-feira (6). A iniciativa é vista como uma oportunidade de promover a troca de experiências e fortalecer a Atenção Primária à Saúde em Alagoas.