MUNICIPIOS – “Valorização dos enfermeiros e estratégias para aprimorar atendimento à população foram discutidos em encontro em Rio Largo”



No último dia 26, os profissionais da saúde de Rio Largo vivenciaram um momento significativo. Além da promulgação da Lei Municipal nº2.006 de 25 de Setembro de 2023, que determina o pagamento do piso salarial para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, o prefeito Gilberto Gonçalves, acompanhado pelo Secretário Municipal de Governo, Carlos Gonçalves, e a Secretária Municipal de Saúde, Cláudia Gomes, aproveitaram a ocasião para discutir os indicadores de saúde municipais e estratégias para melhorar o atendimento à população nas unidades de saúde de toda a cidade.

No gabinete do prefeito, a reunião reuniu não apenas representantes da categoria de enfermeiros, mas também outros profissionais da saúde e gestores do sistema de saúde municipal. Foi um momento de diálogo construtivo sobre as necessidades e desafios enfrentados pela rede de saúde de Rio Largo. “Momentos como esse são de extrema importância para discutir melhorias na saúde da cidade, proporcionar um atendimento técnico e humanizado para atingir a todos os riolarguenses”, afirmou a Secretária de Saúde, Cláudia Gomes.

O ponto alto da reunião foi a sanção da Lei Municipal que estabelece o pagamento do piso nacional para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, assinada pelo prefeito Gilberto Gonçalves. “Essa lei, que assino com muita alegria, representa um marco na valorização desses profissionais que desempenham um papel fundamental na assistência à saúde da população. Rio Largo é um dos primeiros municípios alagoanos a fazer esse repasse, e vocês, que fazem parte da nossa equipe, merecem tudo isso!”, celebrou o prefeito.

Além da valorização dos profissionais, o prefeito e o secretário debateram os índices de saúde municipais. Foi enfatizada a importância de perseguir constantemente a excelência no atendimento, garantindo que os cidadãos tenham acesso a serviços de qualidade. O Secretário de Governo, Carlos Gonçalves, ressaltou seu compromisso com os servidores. “Essa reunião marca a valorização contínua e o compromisso da nossa administração com cada profissional, que, juntamente conosco, está construindo uma cidade eficiente e que cuida de cada cidadão. O piso salarial, agora estabelecido por lei, garantirá o pagamento de uma remuneração justa para esses profissionais, contribuindo para atrair e manter talentos na área de enfermagem no município”, concluiu.

O piso nacional da enfermagem foi estabelecido pela Lei 14.434, de 2022, e implementado em maio de 2023. O texto definiu um piso salarial de R$ 4.750 para enfermeiros do setor público e privado. Esse valor serve como referência para o cálculo do piso salarial de técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo