Na última quinta-feira (15), os beneficiários do Assentamento Rua Nova, localizado em Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas, participaram da primeira etapa do curso na associação da comunidade. O presidente da Uniprópolis, Mário Agra, afirmou que os participantes estão demonstrando grande interesse em se envolver nas atividades propostas pelo projeto, que compreende tanto áreas urbanas quanto rurais do município de Jequiá.
De acordo com Agra, os cursos são modulares e adaptados de acordo com a realidade de cada município. Alguns já possuem experiência em apicultura, enquanto outros estão iniciando do zero. Nesse sentido, a equipe técnica da Uniprópolis busca ajustar o conteúdo dos cursos para atender às necessidades específicas de cada comunidade, visando não apenas o crescimento da produção de própolis e mel, mas também o desenvolvimento sustentável das atividades.
O projeto já passou por diversos municípios alagoanos como Barra de São Miguel, Coqueiro do Seco, Maceió, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Passo de Camaragibe, Japaratinga e Maragogi. A abrangência do projeto possibilita a atuação com apicultura, meliponicultura ou ambas, dependendo das características de cada localidade.
Vale ressaltar que o projeto é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Paulão (PT) e visa beneficiar 300 famílias com um investimento de R$ 3,1 milhões. A iniciativa tem potencial não só para impulsionar o setor apícola em Alagoas, mas também para promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das comunidades envolvidas.