As discussões abertas no primeiro dia do congresso estão focadas no tema “Fortalecimento dos Conselhos de Educação: Movimento para Efetivação do Planejamento Decenal à Luz da Garantia do Direito Educacional”. A intenção é fomentar debates sobre as políticas educacionais e questões importantes, como o fortalecimento dos conselhos municipais de educação, a gestão democrática e a participação social.
Segundo a coordenadora geral do congresso, Marly do Socorro Vidinha, o objetivo é garantir os direitos educacionais e promovê-los em todas as ações que visem a justiça social. Durante o evento, serão discutidos o planejamento e a execução das políticas públicas previstas nos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação, além do fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs), dos CACS FUNDEB e dos CAEs, dos Grêmios Estudantis e dos Conselhos Escolares.
Outro destaque do congresso da UNCME é a defesa do direito educacional, com ênfase no financiamento, acesso e permanência da educação laica, equitativa e com qualidade social. O Secretário Municipal de Educação, Luciano Lucena, ressalta a importância da participação dos municípios alagoanos no evento.
“Estamos recebendo conselheiros municipais de mais de 70 municípios alagoanos nesses dois dias, debatendo e sugerindo ações para que a educação avance cada vez mais.”, declara Luciano Lucena, gestor da pasta de Educação de Penedo.
O congresso da UNCME em Penedo é uma oportunidade para a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias com vistas ao fortalecimento dos conselhos de educação e da qualidade do ensino em Alagoas. A participação maciça dos representantes municipais demonstra o comprometimento dos gestores e profissionais da educação em busca de uma educação de qualidade, que atenda às necessidades dos alunos e promova a cidadania.