MUNICIPIOS – “Transformação Digital em Municípios: Abertas Discussões sobre Conectividade e Inclusão na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”



A inclusão digital nos Municípios foi o foco de uma arena de debates durante o segundo dia da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizado em 20 de maio. Com o tema “Transformação digital e conectividade para inclusão e oportunidade de negócios”, gestores municipais e especialistas se reuniram para discutir estratégias que visam modernizar a gestão pública através da tecnologia.

Karla França, analista técnica da Confederação Nacional de Municípios, inaugurou o evento ressaltando a relevância da transformação digital para o desenvolvimento regional. Ela enfatizou que a conectividade não apenas promove a inclusão, como também abre novas oportunidades de negócios: “A transformação digital nos Municípios é essencial para gerar inclusão social e impulsionar o desenvolvimento local”.

Em sua fala, Régis Borges, representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, instigou os participantes a refletirem sobre os legados que suas gestões deixarão no que se refere à agenda digital. Ele destacou a realidade de muitos Estados e Municípios que enfrentam dificuldades financeiras, ressaltando a necessidade de adaptação a um mundo cada vez mais conectado.

Cynthia Guerra, diretora de Inovação da Prefeitura de Uberlândia, abordou a Lei das Antenas e os desafios relacionados à expansão da conectividade na cidade. Guerra apresentou avanços, como a implementação de Wi-Fi gratuito em todos os ônibus, com um total de 240 pontos de acesso disponíveis.

Por sua vez, Lara de Oliveira Santana, secretária de Projetos Especiais da Prefeitura de Ipojuca, compartilhou suas experiências em lidar com a falta de inclusão digital. Para contornar a situação, um Comitê de Gestão da Transformação Digital foi criado, juntamente com a implementação da Rede Ipojuca, que visa facilitar o acesso aos serviços públicos, abolindo a necessidade de documentação física.

Para encerrar, Michelle Fernandes, do Departamento de Sustentabilidade e Cidadania Digital da Caixa Econômica, apresentou o programa FINISA Transformação Digital, uma linha de financiamento voltada para a modernização tecnológica dos Municípios. Fernandes comentou que o intuito é promover eficiência, diminuir o tempo de atendimento ao cidadão, aumentar a transparência e assegurar a integração dos sistemas de gestão pública.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo