O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, enfatizou o compromisso da instituição em fortalecer o futuro dos jovens acolhidos, proporcionando-lhes dignidade e oportunidades. A meta inicial é atender adolescentes entre 14 e 18 anos que estão em unidades de acolhimento em Maceió, com a perspectiva de expandir o programa para outras cidades no futuro.
Para viabilizar o Novos Caminhos em Alagoas, o TJAL conta com parcerias importantes, como a Federação das Indústrias do Estado (Fiea), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Corregedoria Geral da Justiça e a Associação Alagoana de Magistrados (Almagis). O juiz Ygor Figueirêdo, da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAL, destacou a importância da disponibilidade das turmas para iniciar o programa ainda este ano e ressaltou a eficácia da iniciativa que já é um sucesso em Santa Catarina.
Segundo o magistrado, o Novos Caminhos não só capacita os jovens acolhidos para o mercado de trabalho, mas também promove a cidadania ao possibilitar que eles exerçam uma profissão e desenvolvam suas potencialidades. Além da capacitação profissional, os participantes receberão acompanhamento psicológico e atendimento odontológico, conforme previsto no acordo de cooperação técnica assinado recentemente.
Com a implementação do programa Novos Caminhos, o TJAL reafirma seu compromisso com a transformação social e a promoção da inclusão, garantindo aos jovens acolhidos a oportunidade de construir um futuro mais promissor. É mais um passo importante na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.