Casa das Marias Lança Projeto Musica Mariar com Inscrições para Orquestra Exclusivamente Feminina
A Casa das Marias, localizada em Taquarana, abre as portas em breve para um projeto inovador que visa democratizar o acesso à educação musical para meninas e adolescentes. Com o lançamento do Música Mariar, a instituição busca formar a primeira orquestra exclusivamente feminina do estado de Alagoas até o final de 2026. As inscrições, que iniciam no dia 15 de dezembro, contemplarão 48 vagas e estarão disponíveis até 15 de janeiro de 2026, na sede da instituição.
O projeto é direcionado a jovens de 10 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social, incluindo aquelas de áreas rurais e quilombolas. Com uma proposta que une teoria musical e prática em instrumentos clássicos como cordas, sopros e percussão, o Música Mariar almeja utilizar a música como um instrumento de transformação social e fortalecimento da cidadania.
As aulas, que ocorrerão ao longo de 12 meses, são totalmente gratuitas, graças ao financiamento da Lei de Incentivo à Cultura e apoio de diversas instituições. No entanto, a presidente da Casa das Marias, Cléa Paixão, destaca que os recursos disponíveis garantem apenas seis meses do curso, e convoca empresas a colaborarem com a continuidade do projeto.
As alunas terão a oportunidade de explorar a rica história da música, conhecendo grandes compositores e intérpretes, enquanto aprendem a tocar variedade de instrumentos, incluindo violinos, flautas e contrabaixos. O incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional é uma prioridade, além de aulas práticas e a realização de concertos. Além disso, cada participante receberá material didático, uniformes e acompanhamento social para garantir seu comprometimento e participação.
As interessadas devem se inscrever acompanhadas de um responsável e apresentar a documentação necessária; serão realizadas entrevistas e audições para assegurar a melhor seleção de participantes. O iniciativa Música Mariar promete não apenas formar uma orquestra, mas mudar a realidade dessas jovens através da música, promovendo um ambiente colaborativo e enriquecedor.
Para mais informações sobre como participar, a Casa das Marias está disponível presencialmente e por meio de suas redes sociais.










