MUNICIPIOS – Sesau elabora plano para ampliar cirurgias eletivas em Alagoas através do Programa Mais Acesso a Especialista.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas realizou uma reunião nesta quarta-feira (22) para discutir e elaborar um plano voltado para o Programa Mais Acesso a Especialista (PMAE). O encontro aconteceu na sede da pasta, localizada em Jaraguá, e contou com a presença de coordenadores, técnicos e representantes dos 10 municípios responsáveis pela execução do programa: Maceió, Pilar, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Coruripe, Batalha, Arapiraca, Penedo e Teotônio Vilela.

Durante a reunião, o gerente de Estratégias de Acesso de Serviços de Saúde da Sesau, Juan Fagundes, explicou que o principal objetivo do programa é oferecer suporte técnico e financeiro aos estados e municípios para organizar os serviços de saúde e acelerar o atendimento, buscando reduzir as filas de espera por consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O gerente também informou que no ano anterior foram realizados 7.859 procedimentos cirúrgicos, totalizando um investimento de R$ 11.291.280,89. Para este ano, está previsto um investimento de 18 milhões de reais, provenientes do governo federal, para atender as demandas dos municípios e realizar procedimentos ao longo de 2025, sempre levando em consideração critérios técnicos e a necessidade da população.

O secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, ressaltou a importância da parceria entre diferentes esferas da administração pública para o avanço do SUS. Ele destacou a eficiência do programa em garantir o acesso a cirurgias eletivas, promovendo segurança clínica e bem-estar para a população de Alagoas. A iniciativa visa combater o problema crônico das filas de espera por atendimentos especializados na saúde pública.

Sair da versão mobile