MUNICIPIOS – Sebrae Alagoas e governo do Estado firmam parceria para capacitar empreendedores do turismo em 32 cidades

Neste sábado (7), o Sebrae Alagoas e o governo do Estado assinaram um novo convênio em Maragogi, que prevê a capacitação de 2,5 mil empreendedores dos diversos segmentos da cadeia do turismo em 32 cidades. O objetivo é oferecer cursos e oficinas promovidos pelo programa Escola do Turismo, por meio do Sebrae, com um investimento de mais de R$ 981 mil.

Ao todo, serão disponibilizadas 101 turmas, que poderão participar de 11 cursos gratuitos com temáticas de empreendedorismo e gestão para pequenos empresários, tanto formais quanto informais. A assinatura do convênio ocorreu durante a visita do governador Paulo Dantas ao canteiro de obras do Aeroporto Costa dos Corais, que, quando concluído, impulsionará ainda mais o turismo no Litoral Norte de Alagoas.

Vinicius Lages, diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, celebrou o acordo, afirmando que a qualificação humana e o desenvolvimento de competências são fundamentais para tornar o turismo de Alagoas ainda mais competitivo. Ele ressaltou que o estado possui uma beleza natural única e, agora, também uma infraestrutura de qualidade fornecida pelo governo. Segundo Lages, a Escola do Turismo ajuda a realizar o sonho de empreender ao oferecer novas possibilidades e as competências necessárias para o setor.

O convênio surgiu a partir do programa Escola do Turismo, criado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que procurou o Sebrae Alagoas no primeiro semestre para oferecer cursos de empreendedorismo. A gerente da Unidade de Competitividade Setorial, Íria Almeida, explicou que a intenção é promover o desenvolvimento e a capacitação de pessoas para oferecer mais qualidade aos destinos turísticos. Além disso, os cursos serão realizados em todas as regiões do estado, não se limitando apenas ao Litoral Norte.

O governador Paulo Dantas destacou que a parceria com o Sebrae e a retomada das obras do novo aeroporto contribuem para o crescimento contínuo do turismo em Alagoas, favorecendo a geração de empregos. Ele ressaltou a importância do momento não apenas para o povo alagoano, mas também para os vizinhos pernambucanos, que aguardam há muito tempo a construção do aeroporto de Maragogi.

A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, revelou que, somente no mês de setembro, foram disponibilizadas 900 vagas pelo programa Escola do Turismo. Ela comemorou a expansão do projeto para 40 municípios do estado, oferecendo cursos gratuitos para toda a população, que poderá obter certificados para buscar empregos no mercado de trabalho.

Com o convênio entre o Sebrae Alagoas e o governo do Estado, a expectativa é que o setor turístico alcance um novo patamar de desenvolvimento e aprimoramento, impulsionando a economia e gerando novas oportunidades na área. Além disso, a capacitação dos empreendedores contribuirá para oferecer aos visitantes uma experiência turística de alta qualidade, consolidando Alagoas como um dos melhores destinos turísticos do mundo.

Sair da versão mobile