MUNICIPIOS – Sebrae Alagoas e Embrapa unem forças para capacitar produtores de mandioca no Sertão alagoano em oficinas de beneficiamento e inovação.

O Sebrae Alagoas, em parceria com a Embrapa, está promovendo uma série de oficinas de beneficiamento de insumos derivados da mandioca para os produtores do Sertão alagoano. O objetivo é impulsionar a produção de alimentos derivados para fins comerciais e fortalecer os pequenos negócios rurais na região.

Um dos pontos altos dessas oficinas será a presença de Joselito da Silva, pesquisador da Embrapa, em Santana do Ipanema, onde falará sobre o processamento da mandioca. A ideia é ensinar aos participantes como manipular novos produtos derivados, com foco em aumentar as vendas. Vinte produtores do município e seus arredores, atendidos pelo programa ALI Rural, devem participar desse evento.

Já em Delmiro Gouveia, a oficina “Desafios e oportunidades na cadeia produtiva de mandioca” terá dois dias de palestras. Joselito da Silva abordará o tema “Processamento da Mandioca” em uma das palestras, enquanto Antônio Santiago, também da Embrapa, falará sobre “Como aumentar a produtividade da cultura da mandioca” em outra.

Cristina Loureiro, analista da Unidade de Competitividade Setorial do Sebrae Alagoas, destacou que as demandas para essas capacitações foram identificadas pelos agentes que trabalham no programa ALI Rural. A partir desse diagnóstico, o Sebrae fez a parceria com a Embrapa para oferecer as oficinas.

O ALI Rural é uma iniciativa que visa fortalecer os pequenos negócios rurais, promovendo ações de “extensionismo” tecnológico, estímulo à pesquisa e desenvolvimento de processos inovadores. A atuação se dá através da disponibilização de um agente local de inovação, que aplica a Jornada de Inovação Rural para impulsionar o desenvolvimento e aumentar a competitividade dos pequenos negócios na área rural.

Durante os atendimentos aos empreendedores rurais, foram identificadas como principais dificuldades a falta de controles gerenciais e financeiros, o desenvolvimento de boas práticas agrícolas, acesso a ferramentas digitais, consultorias tecnológicas e comunicação visual para auxiliar no escoamento da produção.

Vale ressaltar que os produtores rurais e empresas atendidos pelo ALI Rural tiveram um aumento médio de 18% no faturamento em 2023. Durante o primeiro ciclo do programa no estado, de março a novembro do ano passado, 315 negócios foram atendidos em 52 municípios, com 306 empresas conseguindo implementar ações de inovação através das consultorias promovidas pelo Sebrae Alagoas.

Sair da versão mobile