Buarque expressou sua satisfação em reunir especialistas de instituições renomadas, como Fiocruz, Ministério da Saúde e Unicef. Ele enfatizou a importância de disseminar as informações adquiridas no evento entre os municípios, levando em consideração as particularidades de cada região.
Durante o congresso, foram apresentadas experiências inovadoras no campo da saúde. O secretário municipal de Saúde de Matriz de Camaragibe, Rones Toledo, apresentou a iniciativa “Judicialização Zero na Saúde”, que visa a organização e eficiência das secretarias de saúde, demonstrando que é possível reduzir a busca judicial por direitos de saúde pela população.
Elissandra Santos, coordenadora da Vigilância em Saúde de Craíbas, compartilhou seu projeto sobre a reorganização dos cadastros individuais e domiciliares, um esforço reconhecido que visa otimizar o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Com o apoio do secretário de Saúde, Diorgenes Costa, a apresentação foi uma demonstração da dedicação da equipe local.
Ainda, Joelson Lisboa, coordenador de Apoio Técnico do Cosems-AL, expôs a experiência exitosa de oficinas preparatórias que visam divulgar as boas práticas do Sistema Único de Saúde (SUS), reafirmando a importância de iniciativas que fortalecem a saúde pública nas regiões. O evento segue até o dia 8 de setembro, promovendo um intercâmbio riquíssimo de ideias e soluções para os desafios enfrentados no setor.