O objetivo do programa é apoiar os municípios alagoanos na implementação de ações que acelerem o desenvolvimento urbano sustentável. A parceria entre o Governo de Alagoas, ONU Habitat e os municípios foi oficializada em uma cerimônia realizada no Palácio República dos Palmares.
O governador Paulo Dantas ressaltou a importância dessa parceria para o futuro de Alagoas. Ele afirmou que está trabalhando para que o estado se desenvolva com qualidade e ofereça as melhores oportunidades para os gestores municipais. Dantas destacou que mudanças serão possíveis somente através do trabalho em conjunto.
O programa Cidades 2030 consiste em um Programa de Apoio aos Municípios Alagoanos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável, que engaja e capacita os atores locais na elaboração de Planos de Ação. Esses planos são divididos em duas escalas: Planos de Ação Local para a cidade, alinhados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e à Nova Agenda Urbana; e Planos de Ação Local para os espaços públicos, com ênfase na prevenção ao crime e à violência.
Durante a cerimônia de assinatura da parceria, estiveram presentes também a primeira-dama e coordenadora do Vida Nova Nas Grotas, Marina Dantas, a secretária Roseane Vasconcelos, os prefeitos Kil Freitas, Christiane Bulhões, Ronaldo Lopes e o vice-prefeito Gabriel Vasconcelos, representantes do ONU Habitat e demais autoridades municipais. A ex-prefeita e secretáriaa de Governo de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, e o secretário Diogo Teixeira, responsável pela Inclusão Social, também prestigiaram o evento.
O Cidades 2030 faz parte do projeto de cooperação técnica Visão Alagoas 2030, criado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) em cooperação com o Governo de Alagoas. O programa será implementado de julho a outubro de 2023.
Os prefeitos elogiaram a parceria e agradeceram ao governo estadual por escolher suas cidades para participar do projeto. Eles ressaltaram a importância de programas como Minha Cidade Linda, Vida Nova nas Grotas e CRIA, que têm transformado a realidade dos alagoanos.
O ONU Habitat também se mostrou entusiasmado com essa parceria. Alex Rosa, representante do ONU Habitat, afirmou que estão muito felizes em estar em Alagoas para implementar seus projetos e testar práticas e inovações que ajudem os municípios a alcançarem as metas das cidades sustentáveis.
O programa Cidades 2030 promete trazer grandes benefícios para as cidades alagoanas envolvidas, impulsionando o desenvolvimento urbano sustentável e melhorando a qualidade de vida dos alagoanos.