A caravana, liderada pelo prefeito Eduardo Bulhões, incluiu vereadores, secretários municipais e mais de 50 representantes de lideranças rurais. O objetivo da missão foi buscar conhecimento e implementar soluções tecnológicas que possam impulsionar a agricultura na região. Durante o evento, os participantes puderam se inteirar de diversas palestras e demonstrações práticas que abordaram temáticas como a convivência com o semiárido, manejo de irrigação, fruticultura, criação animal e a utilização eficiente dos recursos hídricos.
O prefeito Eduardo Bulhões comentou sobre a importância do evento: “Estou aqui ao lado das nossas lideranças rurais aprendendo muito. Gente que vive da terra e que está aqui para trocar ideias e voltar com novidades que vão fortalecer ainda mais a nossa produção”. Para Sebastião Damasceno, agricultor que repetiu a participação no evento, a experiência foi digna de destaque: “Aqui é um universo de experiências e tecnologias para o desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido brasileiro”.
Na caravana, a Associação dos Agricultores Familiares de Santana do Ipanema (AAFSI) e a Cooperativa dos Avicultores e Agricultores Familiares do Sertão Alagoano (COOPAFAS) foram representadas por seus líderes, Rosilene Soares e José Ademir (conhecido como Pitel). Pitel compartilhou sua empolgação ao descobrir novas práticas, como a criação da galinha canela preta, uma variedade que pode ser alimentada solta no terreiro, ressaltando os benefícios que a participação no evento trouxe para o desenvolvimento local. O reencontro dessas iniciativas com a realidade da agricultura local promete fortalecer o setor e oferecer novas perspectivas para o futuro dos agricultores da região.