Durante o programa, Veras explicou as principais mudanças que estão sendo debatidas e que podem impactar diretamente os Municípios. Uma das propostas discutidas é a criação de uma câmara de harmonização de conflitos entre o CBS e o IBS, além da normatização das penalidades pecuniárias. Segundo o auditor fiscal, a ideia é estabelecer uma câmara composta por representantes da União e do Comitê Gestor do IBS, cuja competência seria resolver possíveis conflitos de interpretação das normas relacionadas aos dois impostos.
Veras também abordou questões relacionadas à cobrança de multas e outros acréscimos previstos em legislações, ressaltando a importância do apoio dos gestores municipais para garantir que a regulamentação da Reforma Tributária seja efetiva em cada município. O objetivo é promover a autonomia municipal e assegurar que as novas normas sejam aplicadas de forma adequada.
Para conferir todos os detalhes abordados no Episódio 16 da série “Municípios em Foco: CNM e a Reforma Tributária”, basta acessar o vídeo disponibilizado sem fonte referenciada. As orientações e informações compartilhadas por Marcelo Veras certamente serão úteis para os gestores municipais que buscam compreender e se preparar para as mudanças previstas na Reforma Tributária.