MUNICIPIOS – “Projeto Orla reúne representantes municipais e comunidade para discutir estratégias de gestão das áreas litorâneas de Coruripe”

A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu a 2ª Etapa das Oficinas Participativas para Elaboração do Plano de Gestão Integrado do Projeto Orla (PGI). O evento reuniu representantes de diversos órgãos municipais e de vários segmentos ligados ao tema, com o objetivo de discutir estratégias para uma melhor gestão das áreas litorâneas.

O Projeto Orla é um Programa de Estado do Governo Federal, implementado em parceria com Estados e Municípios, e tem como finalidade aprimorar o ordenamento das orlas. Durante a oficina, foram apresentados a programação, a metodologia, as informações sistematizadas da primeira oficina, as contribuições recebidas na consulta pública com revisão do cenário atual, além do papel, indicação preliminar e revisão do regimento do Comitê Gestor da Orla.

O facilitador do projeto Orla, Enio Ricardo, da empresa Gapu Soluções Ambientais, revelou que a formação do Comitê Gestor só será finalizada na audiência pública, que está prevista para o próximo ano. No entanto, já houve uma indicação das instituições que farão parte do comitê gestor.

A secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno, agradeceu a participação da comunidade e ressaltou a importância da colaboração de todos na produção de diretrizes de curto, médio e longo prazo para as ações da orla de Coruripe. O Plano de Gestão Integrado do Projeto Orla (PGI) é um instrumento de gestão urbana, ambiental e patrimonial que visa o ordenamento da orla, a harmonia do uso e o desenvolvimento sustentável das áreas costeiras.

Durante o evento, foram discutidas diretrizes e estratégias para o uso adequado do espaço, considerando os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos. O projeto pretende estabelecer um plano de ação que atenda às necessidades da comunidade local e contribua para a preservação e a sustentabilidade das áreas costeiras.

Dessa forma, a participação ativa e colaborativa da população no processo de elaboração do PGI é fundamental para garantir que as ações propostas estejam alinhadas com as necessidades e os interesses da comunidade. A audiência pública prevista para o próximo ano será uma oportunidade para a população conhecer e contribuir com o Plano de Gestão Integrado do Projeto Orla, que visa promover o desenvolvimento sustentável das áreas litorâneas de Coruripe.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo