MUNICIPIOS – Programa “Mais Professores para o Brasil” é lançado pelo MEC com iniciativas para valorizar e qualificar docentes da educação básica.

Nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro, foi oficialmente instituído o programa Mais Professores para o Brasil, por meio da publicação do Decreto Presidencial nº 12.358/2025. A iniciativa, organizada pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo principal valorizar e qualificar o magistério da educação básica, além de incentivar a docência no país.

O programa conta com diversas ações aguardadas pela comunidade educacional há bastante tempo, conforme destacou o ministro da Educação, Camilo Santana. A proposta é estimular e incentivar a formação de novos professores, além de aprimorar a qualidade da educação oferecida no Brasil.

O Mais Professores para o Brasil será implementado em parceria com estados, Distrito Federal e municípios, por meio de estratégias destinadas aos profissionais da educação. Entre os princípios da iniciativa estão a cooperação entre os entes federativos, a valorização e qualificação dos professores, a superação das desigualdades educacionais e sociais, bem como o incentivo à carreira docente no país.

O programa beneficiará cerca de 2,3 milhões de professores, podendo impactar aproximadamente 47,3 milhões de estudantes. Com foco na valorização dos profissionais da educação, a iniciativa conta com cinco eixos estruturais: seleção, atratividade, alocação, formação e valorização.

Dentre as medidas propostas, destaca-se a criação da Prova Nacional Docente (PND) e do Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferecerá apoio financeiro mensal para estudantes de cursos de formação de professores. Além disso, estão previstas a Bolsa Mais Professores, que dará suporte para o ingresso de docentes na rede pública, e a promoção de ações em parceria com outros ministérios e instituições financeiras para valorizar os professores.

Esse conjunto de medidas visa promover melhorias na educação brasileira, incentivando a formação e a atuação dos professores, essenciais para a construção de uma sociedade mais igualitária e educacionalmente desenvolvida.

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