O Nordeste foi a região que apresentou a maior adesão, com 81% dos municípios inscritos. Em seguida, aparecem o Norte, com 63,3%; Sul, com 50%; Sudeste, com 46,8%; e Centro-Oeste, com 42,1%. O prazo para adesão ao programa vai até o dia 31 de outubro e a inscrição pode ser feita de forma voluntária através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec).
Para auxiliar os gestores no planejamento das novas matrículas em tempo integral, a Secretaria de Educação Básica (SEB) realizará um webinário em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Este evento está marcado para ocorrer juntamente com o início da fase de pactuação, no dia 2 de setembro, com transmissão pelos canais do MEC no YouTube e Conviva Educação.
Além disso, ao longo do mês de setembro, a SEB também promoverá plantões para esclarecer dúvidas dos entes federados, fornecendo orientações sobre a adesão, pactuação, uso dos recursos, elaboração da política, registro no Censo Escolar e planejamento customizado das matrículas.
É importante ressaltar que o programa visa garantir assistência financeira para a ampliação de vagas que visam proporcionar uma formação integral de qualidade no ensino básico, permitindo a diversificação da oferta de atividades educativas, socioemocionais, culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas. O ETI representa um avanço significativo na educação do país, promovendo uma experiência educacional mais completa e enriquecedora para os alunos.