Os resultados alcançados pelo programa demonstraram um impacto positivo nas habilidades de leitura dos alunos. No início do ano letivo, apenas 7% dos alunos foram diagnosticados como “leitores fluentes”, porém, ao final do programa, esse número aumentou para 47%. Esse resultado superou as expectativas do estado, que previa um índice de 27% de leitores fluentes no município.
O prefeito Maurício Holanda comemorou os resultados, enfatizando a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças. Ele destacou que o programa representa um grande passo para estimular a cidade a se tornar uma cidade leitora e que a educação tem incentivado o hábito da leitura entre os alunos.
A secretaria de educação Ana Izabel atribuiu o sucesso do programa ao empenho de toda a rede de ensino, incluindo professores, coordenadores, diretores e alunos. Ela ressaltou que o município continuará fortalecendo o sistema educacional, proporcionando oportunidades enriquecedoras para todos os estudantes.
O teste de leitura foi aplicado pelos professores da rede municipal de ensino através do aplicativo (CAED), desenvolvido e disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-AL). O programa demonstrou que a parceria entre os diferentes órgãos governamentais, juntamente com o empenho dos profissionais da educação, pode trazer resultados significativos no desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos. A iniciativa destaca a importância de investir em programas e estratégias que visam aprimorar as habilidades educacionais, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria da qualidade da educação no município de Chã Preta.