MUNICIPIOS – Procel Anuncia Investimento de R$ 150 Milhões em Iluminação LED para Modernizar Cidades e Aumentar Eficiência Energética no País.

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), gerido pelo Ministério de Minas e Energia, anunciou um investimento de mais de R$ 150 milhões em um projeto inovador que visa a substituição da iluminação pública tradicional pela tecnologia LED. A Chamada Pública Procel Reluz, recentemente lançada, pretende beneficiar municípios de todas as regiões do Brasil, tornando a iluminação urbana mais eficiente e sustentável.

Durante a cerimônia de lançamento, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério, Gustavo Ataide, destacou a relevância dessa iniciativa para promover a eficiência energética no país. Em suas palavras, “buscamos atender às necessidades dos municípios, garantindo que a energia seja um veículo de inclusão e crescimento social.” Com a migração para a tecnologia LED, mais de 150 mil postes de iluminação pública serão modernizados, gerando economia significativa e aumentando a segurança e qualidade de vida nas comunidades.

Como parte do esforço para fortalecer a gestão pública, foi introduzido o Guia de Eficiência Energética para Edifícios Públicos Municipais. Segundo Ataide, essa ferramenta destina-se a apoiar gestores públicos a adotar práticas que reduzam custos e favoreçam a eficiência energética. O guia é acompanhado de orientações técnicas que visam facilitar o acesso a recursos e financiamentos.

A empresa responsável pela gestão do Procel, a ENBPar, espera aprovar cerca de 180 projetos que transformarão a realidade de muitos municípios. Estima-se que as economias obtidas ao longo do tempo permitirão que os gestores redirecionem recursos para outras áreas essenciais, como saúde e educação.

A Chamada Pública Procel Reluz é uma iniciativa abrangente que, além de se destacar pelo investimento recorde, também permitirá que municípios apresentem suas propostas individualmente ou em consórcios. Os recursos, que não precisam ser reembolsados, serão distribuídos igualmente entre as cinco regiões do Brasil, com a possibilidade de redistribuição conforme a demanda. O projeto mais bem pontuado em cada região terá a oportunidade de implementar um sistema de telegestão, reforçando ainda mais a modernização da infraestrutura urbana.

A relevância dessa iniciativa está alinhada a um esforço contínuo do governo federal, que busca não apenas modernizar a iluminação pública, mas também fomentar um desenvolvimento sustentável e eficiente em diversas esferas da administração pública.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo