MUNICIPIOS – Problema no Siope causa pendências no Cauc para Municípios brasileiros, CNM busca solução junto ao governo federal para resolver irregularidades.

Na última terça-feira, 14 de maio, um erro grave foi identificado no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), impactando todos os Municípios do Brasil. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem sido bombardeada por queixas dos gestores locais sobre as dificuldades enfrentadas na transmissão dos relatórios do Siope e, em resposta a essas reclamações, a entidade entrou em contato com o governo federal em busca de uma solução para os problemas presentes na plataforma.

Um estudo realizado pela CNM revelou que os 5.568 Municípios do país estavam em situação irregular em relação aos itens 3.2.3 e 5.1 do Siope, que tratam do encaminhamento do Anexo 8 do Relatório Resumido de Execução Orçamentária e da aplicação mínima de recursos em Educação (25%), respectivamente.

Essas irregularidades têm impedido que os Municípios comprovem os requisitos necessários para receber transferências voluntárias provenientes de emendas parlamentares e de contratar operações de crédito utilizando o Cauc. Segundo uma análise preliminar, o erro pode ter sido causado por uma divergência nos cálculos entre o Siope e o Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF), elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e utilizado na elaboração dos demonstrativos.

Diante da gravidade da situação, a CNM entrou em contato com o órgão responsável pelo sistema educacional para expressar a insatisfação dos gestores e solicitou ações imediatas para resolver o problema. A entidade aguarda agora a resposta do governo federal, ansiosa para saber quais medidas serão tomadas para corrigir a situação dos Municípios.

Essa inconsistência compromete ainda mais os Municípios em um ano que traz restrições na legislação eleitoral. A CNM está atenta aos desdobramentos e acompanhará de perto as ações que serão tomadas para remediar essa situação que afeta todos os Entes municipais do Brasil.

Sair da versão mobile