O Novo PAC, que representa um investimento total de R$ 15,4 bilhões para Alagoas, tem como proposta principal o envio de recursos para os municípios que apresentarem projetos de obras por meio do Novo PAC Seleções. O prazo para inscrição vai até o próximo dia 10 de novembro, e os recursos podem ser utilizados em diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura e urbanização.
Durante o evento, Hugo Wanderley destacou a importância da participação e opinião dos municípios nesse processo de investimentos. Segundo o presidente da AMA, os prefeitos já estão se preparando para inserir suas demandas e a expectativa é de que os investimentos cheguem o mais rápido possível para beneficiar as cidades.
Dentre as principais obras previstas para o estado, destacam-se a duplicação de quatro trechos da BR-101, a duplicação do Arco Metropolitano de Maceió, a construção do novo hospital metropolitano do Agreste, a garantia da conectividade de mais de 2.000 escolas, a retomada das obras do Canal Adutor do Sertão Alagoano e a construção de novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.
Além disso, o programa contempla investimentos na infraestrutura de transporte terrestre, com a adequação de rodovias como a BR-104 e a BR-316, e também no transporte ferroviário, por meio de estudos para novas concessões da Malha Nordeste.
A área da educação também receberá melhorias, com a realização de 91 obras, entre quadras, creches, escolas e outros investimentos. Na saúde, estão previstas a retomada de obras de unidades básicas de saúde e a ampliação do laboratório central de Maceió. Já na transmissão de energia, serão instalados 1.383 km de linhas de transmissão, e no campo da inclusão digital, haverá a implantação de mais de 1.000 km de infovia estadual e de rede de fibra ótica em quatro municípios.
Por fim, o Novo PAC contempla projetos de arrendamento de terminais no Porto de Maceió, visando a melhoria na entrada e saída de mercadorias e a armazenagem de produtos como sal, açúcar e combustíveis. Ao todo, o programa representa um investimento de R$ 4,8 bilhões nessa área.
Com o lançamento do Novo PAC e a destinação desses recursos, a expectativa é de que Alagoas possa avançar em áreas essenciais para o desenvolvimento do estado, proporcionando melhores condições de vida para a população.