Um dos destaques recentes é a Avaliação de Fluência, que avalia a capacidade de leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. Segundo a Gerência Especial de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (GEAVA), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o número de crianças leitoras nas redes públicas cresceu quase 200% entre 2021 e 2024.
Para Beltrão, esse resultado reflete o engajamento dos municípios em transformar a realidade da educação pública, através de formações para professores, investimentos em infraestrutura e adoção de novas metodologias de ensino. Ele destaca o papel fundamental dos municípios no desenvolvimento educacional, principalmente na alfabetização das crianças na idade correta.
O presidente da AMA ressaltou a importância da parceria entre os municípios, o Governo de Alagoas e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Alagoas) para fortalecer a educação municipal. Essa união de esforços tem sido essencial para garantir avanços concretos na alfabetização e acesso a um ensino de qualidade para todas as crianças.
Beltrão enfatizou que a educação avança quando há união e comprometimento entre os diversos atores envolvidos. A parceria entre os municípios, a Undime e o Governo de Alagoas demonstra que, trabalhando juntos, é possível transformar a realidade da educação e garantir um futuro mais promissor para as crianças alagoanas.