MUNICIPIOS – Prêmio Mulheres das Águas 2024 abre inscrições com 10 categorias para homenagear mulheres da pesca e aquicultura brasileiras.



No próximo dia 30 de setembro terá início as inscrições para a segunda edição do Prêmio Mulheres das Águas, que irá homenagear e reconhecer o trabalho das mulheres da pesca e aquicultura brasileiras em 10 categorias diferentes.

O documento oficial que estabelece as diretrizes para a premiação foi publicado recentemente, promovendo a visibilidade e o fortalecimento do protagonismo feminino nesses setores tão importantes para o país. A seleção das premiadas será realizada por etapas, incluindo indicação, inscrição, envio de documentação, habilitação, julgamento e divulgação do resultado final, previsto para 10 de fevereiro de 2025.

As inscrições para o prêmio estarão abertas até o dia 30 de novembro de 2024 e devem ser feitas através de um formulário eletrônico disponibilizado a partir do dia 30 de setembro. Nesta edição, as mulheres poderão concorrer em 10 categorias distintas, abrangendo desde a pesca artesanal até a pesquisa e gestão pública ou privada no setor.

A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério responsável pelo Prêmio destacou a importância da ampliação das categorias para contemplar novas mulheres atuantes nos setores aquícolas e pesqueiros, como as marisqueiras que trabalham em águas estuarinas. Ela ressaltou que as mulheres representam 49% da força de trabalho na pesca e aquicultura, reforçando seu protagonismo nesses segmentos.

Para concorrer ao prêmio, as mulheres podem ser indicadas pelo Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca, por adesão direta ou por organizações da sociedade civil ligadas aos setores da pesca e aquicultura. O edital completo está disponível para consulta online.

Dessa forma, o Prêmio Mulheres das Águas se consolida como uma importante iniciativa para reconhecer e valorizar o trabalho das mulheres que atuam na pesca e aquicultura, contribuindo significativamente para o desenvolvimento dessas atividades no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo