Com uma trajetória que já soma mais de duas décadas e cerca de 14 mil projetos inscritos em suas edições anteriores, o PSPE é um importante reconhecimento das práticas municipais que favorecem a criação de um ambiente propício para microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEIs). A iniciativa não apenas premia as melhores ações, mas também incentiva a inovação no setor público e busca ampliar as capacidades administrativas nas esferas municipais. Além disso, o prêmio serve como uma plataforma de aprendizagem e inspiração para futuros projetos comunitários.
O presidente do Sebrae destacou a importância do PSPE como uma vitrine de boas práticas, evidenciando que o empreendedorismo deve ser uma prioridade na agenda pública, gerando, assim, oportunidades de renda e emprego nos diferentes territórios do Brasil.
As inscrições para esta edição do prêmio começam no dia 6 de agosto e estão abertas a prefeitos e prefeitas de todos os municípios brasileiros, além de administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O PSPE 2025 será dividido em duas etapas: a estadual, com premiações até 24 de abril de 2026, e a nacional, com entrega de prêmios até 30 de maio de 2026. Os detalhes sobre as categorias e critérios de participação serão divulgados em breve, proporcionando uma nova oportunidade para que as prefeituras demonstrem sua capacidade de promover o empreendedorismo em suas regiões.